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Informações úteis sobre matrículas e inscrições:

1. Matrícula/inscrição para os novos alunos do IPB:
As matrículas/inscrições são exclusivamente on-line.


2. Matrícula/inscrição via internet (renovação de matrícula):
A renovação da matrícula/inscrição dos alunos do IPB é efetuada via internet, acedendo aos serviços on-line disponíveis na página Web dos Serviços Académicos. Os alunos que não têm a sua conta de e-mail ativa (Webmail do IPB) deverão obtê-la em https://myconfig.ccom.ipb.pt/conta/activar/.
Todos os alunos que realizarem a matrícula/inscrição via internet efetuarão os correspondentes pagamentos das propinas por Multibanco. Poderão efetuar o pagamento em qualquer terminal Multibanco até ao dia 7 de cada mês.
O IPB faculta aos seus estudantes a inscrição e frequência em regime de tempo integral ou parcial em todos os seus cursos de especialização tecnológica e ciclos de estudos de licenciatura e mestrado. Consulte, nesta página, a opção Informação académica / Propinas e emolumentos para informação sobre o regime de propinas praticado no IPB (regimes, prestações e respostas a perguntas frequentes).
Para resolução de qualquer anomalia detetada durante a matrícula, deverá contactar os Serviços Académicos (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) ou os Serviços de Informática do IPB (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).
Todos os alunos deverão fazer entrega nos Serviços Académicos de documentos que tenham sido objeto de qualquer renovação, nomeadamente,  Cartão de Cidadão/Passaporte e boletim individual de saúde com vacina antitetânica válida.

Outras informações:

Declarações:
As declarações de matrícula/inscrição deverão ser solicitadas on-line, após a realização da matrícula/inscrição e sua validação.

Estatutos:
Se pretender beneficiar de algum estatuto (trabalhador-estudante, Decreto-Lei n.º 358/70 ou outro) deve submeter, em online.ipb.pt, e dentro dos prazos estipulados, a documentação necessária. Em alternativa, poderá entregar a documentação ao balcão dos Serviços Académicos ou enviá-la por correio.

Documentação necessária para atribuição do estatuto de trabalhador-estudante:
- Declaração da entidade patronal;
- Declaração da Segurança Social;
- No caso de desemprego involuntário, devem entregar declaração da Segurança Social comprovando a sua situação.

Documentação necessária para isenção de pagamento de propina, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 358/70:
- Declaração emitida pelo estabelecimento militar;
- Requerimento fundamentando estar em condições de reclamar do combatente o dever de este prover ao sustento e educação do aluno;
- Declaração de IRS ou Declaração negativa de IRS.

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Compreendo e aceito.
Campus de Santa Apolónia - 5300-253 BRAGANÇA * Tel: (+351) 273 303 200 - Fax: (+351) 273 325 405 * Suporte.IPB