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Marketing Turístico


Diploma conferido
Mestrado em Marketing Turístico. Título de Mestre.

Nível da qualificação
2.º Ciclo de Estudos. Nível 7 do EQF. Nível 7 do ISCED 2011.

Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se ao 2.º ciclo de estudos os titulares de grau de licenciado ou equivalente, os titulares de um grau académico superior estrangeiro e os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional relevante, conforme consta da descrição do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizada pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentada na secção 8 do Suplemento ao Diploma.

Creditação das aprendizagens prévias
No seguimento da implementação do Processo de Bolonha e consequente legislação relativa à mobilidade dos estudantes entre cursos e estabelecimentos de ensino superior, deve ser alvo de creditação a formação realizada pelo estudante no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em estabelecimentos de ensino superior, nacionais ou estrangeiros (creditação da formação certificada), bem como ser reconhecida a sua experiência profissional e a formação pós-secundária. Nesse sentido, o IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição.
Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos aquando do seu ingresso no IPB, no ato da candidatura ao acesso ou matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB (momentos, procedimentos e critérios dos processos de creditação), consulte o Portal do Candidato do IPB, em www.ipb.pt/portaldocandidato, ou a página Web dos Serviços Académicos do IPB, em www.ipb.pt/sa.

Requisitos da qualificação e regulamentos
3 Semestres curriculares (1,5 anos). 20 Semanas de estudo, por semestre, a tempo inteiro (40 por ano). 90 Créditos do ECTS (30 por semestre), correspondendo 1 crédito a 27 horas. Inclui uma dissertação de natureza científica, um trabalho de projeto ou um estágio de natureza profissional objeto de relatório final de 30 créditos.
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Perfil do programa de estudos
Transmitir um conjunto de competências técnico-científicas que permitam alavancar o exercício da atividade na área do marketing turístico ao nível empresarial, organizacional e científico.
Fomentar uma atitude proactiva e crítica relativa às componentes estratégicas e operacionais do marketing turístico capacitando os alunos para a deteção de oportunidades e desenvolvimento de propostas inovadoras capazes de lhes dar resposta. Dar a conhecer as melhores práticas de marketing turístico bem como os mais atuais desenvolvimentos teóricos da área. Capacitar os alunos para a investigação científica. Turismo e Marketing

Principais resultados da aprendizagem
O grau de mestre em Marketing Turístico é conferido aos alunos que demonstrem ter, nesta área, a capacidade de:

a) desenvolver e aprofundar os conhecimentos adquiridos ao nível do 1.º ciclo, por forma a alcançar desenvolvimentos e aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação;
b) aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo;
c) integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem;
d) comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
e) desenvolver competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.

Para concluir a qualificação, o aluno terá de obter aprovação a todas as unidades curriculares obrigatórias do plano de estudos.


Perfil ocupacional dos diplomados
O curso de mestrado em Marketing Turístico é orientado a recém diplomados em turismo, gestão ou marketing , quadros da administração pública e profissionais a exercerem atividade privada com ligação ao sector económico do turismo e que identifiquem nesta formação uma oportunidade para acrescentar conhecimento e competências às suas formações de base, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, em consonância com as dinâmicas civilizacionais que caracterizam os dias de hoje. A formação é vocacionada para posições executivas de empresas do sector turístico, lazer ou marketing, para gestores de projetos turísticos de forma individual ou parceria, para a promoção turística de destinos ou produtos.

Acesso a outros ciclos de estudos
O grau de mestre permite o prosseguimento de estudos de 3.º ciclo, de acordo com o organograma do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizado pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentado na secção 8 do Suplemento ao Diploma

Requisitos de graduação
Podem candidatar-se ao 2.º ciclo de estudos os titulares de grau de licenciado ou equivalente, os titulares de um grau académico superior estrangeiro e os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional relevante, conforme consta da descrição do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizada pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentada na secção 8 do Suplemento ao Diploma.

Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A realização de exames e a avaliação seguem o regulamento do IPB, disponível em www.ipb.pt/sa, e o regulamento pedagógico da Escola, disponível em www.esact.ipb.pt.
Para informação sobre o sistema de classificação e qualificação, consulte, neste Guia, a opção “O ECTS no IPB”.

Regime de estudos
Tempo inteiro

Diretor de Curso
Ricardo Alexandre Fontes Correia (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)


Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
Ciências SociaisCS6.00.0
InformáticaInf.6.00.0
MarketingMkt12.00.0
TurismoTur66.00.0
Total 
90.00.0

Plano de estudos
AnoSemTipoCódigoUnidade CurricularÁrea
Científica
Créditos
ECTS
11 Semestral 
 5048-586-1101-00-23 
Comportamento do Consumidor TurísticoMkt6.0
11 Semestral 
 5048-586-1102-00-23 
Marketing em Organizações TurísticasTur6.0
11 Semestral 
 5048-586-1103-00-23 
Metodologia de investigaçãoCS6.0
11 Semestral 
 5048-586-1104-00-23 
Internacionalização em TurismoTur6.0
12 Semestral 
 5048-586-1201-00-23 
Comunicação em TurismoMkt6.0
12 Semestral 
 5048-586-1202-00-23 
Inovação em TurismoTur6.0
12 Semestral 
 5048-586-1203-00-23 
Marketing Digital aplicado ao TurismoInf.6.0
12 Semestral 
 5048-586-1204-00-23 
SeminárioTur18.0
21 Semestral 
 5048-586-2101-00-23 
Dissertação/Trabalho de Projeto/EstágioTur30.0

Acreditação/Registo
Com Acreditação prévia em 2015 | Limite de vagas fixado: 15
Registo inicial: R/A-Cr 107/2015 de 16-07-2015
Documentos adicionais

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